O ReAbilitArte Instituto Novo Ser Praia Para Todos Power Soccer Escola SESC Facebook Webmail
marcia.lima@reabilitarte.org
Márcia Lima (CREFITO2 000680-LTTO)
Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sou pesquisadora do Instituto ReAbilitArte/UFRJ desde 2012, onde trabalho com Extensão Universitária no projeto "Mapas de Acessibilidade da UFRJ", organizo eventos e supervisiono atividades deste grupo de voluntários.

Colaboro em projetos do Instituto Novo Ser, como terapeuta no "Praia para Todos" e no "Clube Power Soccer" e como Instrutora no Laboratório "Mão na Roda" na Escola SESC, onde sensibilizo os alunos de Ensino Médio aos temas de inclusão, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência.

Enquanto aluna, fui representante do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional da UFRJ e integrante da Comissão Acadêmica do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 2). Fiz estágios no Instituto Municipal de Reabilitação Oscar Clark, Instituto Benjamim Constant, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e no Centro Municipal de Saúde Madre Teresa de Calcutá. Currículo Lattes.

Se você perceber dificuldade para realizar alguma de suas atividades do dia-a-dia, sejam elas no autocuidado, no trabalho ou no lazer, você provavelmente precisa da ajuda de um Terapeuta Ocupacional. Entre em contato para uma avaliação. A partir desta, traçaremos, em conjunto, um plano de tratamento com atividades específicas e personalizadas, focadas no objetivo de auxiliarmos na sua autonomia e independência.
Atendo pacientes a domicílio, nas regiões da Zonas Sul e Oeste do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, etc.
Telefones: (21) 98245-7390 (Tim) ou (21) 97624-0049 (Claro)
E-mail: marcia.lima@reabilitarte.org

Para saber mais sobre a Terapia Ocupacional e suas possibilidades, bem como acompanhar notícias e reflexões, acesse minha página no Facebook, clicando na imagem abaixo:


O Instituto Novo Ser está ministrando o laboratório “Mão na Roda” para alunos da Escola SESC de Ensino Médio no âmbito do Projeto Social sobre inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência. O laboratório terá a duração de março a novembro de 2015 constituído por 04 módulos: “Conhecendo a pessoa com Deficiência”, “Lazer acessível”, “Inclusão pelo esporte” e “Acessibilidade na Escola Sesc de Ensino Médio”.
O Laboratório “Mão na Roda” tem como objetivo disseminar o conceito de inclusão e respeito às diferenças de maneira  teórica e prática, envolvendo assuntos como a história da deficiência, acessibilidade, direito das pessoas com deficiência, mercado de trabalho, lazer acessível, esportes adaptados. Os alunos, através do laboratório, estão tendo a oportunidade de aprender sobre a diversidade e inclusão, conhecer um pouco sobre as pessoas com deficiência e as principais dificuldades enfrentadas por estas em seu dia-a-dia devido a falta de acessibilidade, bem como perceber os benefícios e as infinitas possibilidades que a educação, o desporto e o lazer inclusivos podem proporcionar a essas pessoas.
Além disso, o laboratório oferece a troca de experiências através da participação de convidados especiais que possuem conhecimento em diferentes áreas relacionadas ao seu tema central, vivências esportivas e visitas a projetos sociais como o projeto “Praia para todos” dentre. No módulo final será realizado o mapeamento da acessibilidade do campus da Escola Sesc de Ensino Médio juntamente com os alunos participantes, visando conhecer na prática a importância da acessibilidade também no ambiente educacional. Este terá como objetivo final a elaboração de um projeto com sugestões de possíveis modificações atitudinais e arquitetônicas a serem feitas nessa escola de forma a tornar o espaço acessível a todas as pessoas.
A Escola Sesc de Ensino Médio, localizada em Jacarepaguá (RJ) é uma escola-residência, inteiramente gratuita, que atende a alunos de todo o país. São quase 500 estudantes que moram nas vilas residenciais junto com professores, funcionários  e gestores. As turmas têm no máximo 15 estudantes, com idades entre 13 e 18 anos.
Para mais informações sobre a escola acesse www.escolasesc.com.br.